Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53622
Compartilhe esta página
Título: | A intertextualizade e a construção de sentido em memes: uma análise à luz da multimodalidade. |
Autor(es): | SILVA, Yhann Gabriel Simões |
Palavras-chave: | Memes; Multimodalidade; Textualidade |
Data do documento: | 3-Out-2023 |
Citação: | SIMÕES, Yhann. A Intertextualidade e a Construção de Sentidos em Memes: Uma Análise à Luz da Multimodalidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este artigo busca apontar os memes enquanto textos com potencialidade pedagógica para o desenvolvimento de habilidades de leitura que contemplem aspectos intertextuais emultimodaispara o componente de Língua Portuguesa. Para tanto, nos valemos dos estudos estabelecidos por Cavalcante e Oliveira (2019), Koch e Elias (2018) e Dionísio (2011), relacionando-os com asindicações de práticas de ensino estabelecidas na BNCC (2018). A partir da análise de memes veiculados na rede social Twitter, constatamos a intertextualidade e a multimodalidade como ferramentas fundamentais para a leitura e construção de sentido nessas práticas linguageiras, consonante ao que se dispõe nas habilidades do eixo de Língua Portuguesa na BNCC em que os memes são abordados. Essa pesquisa revelou como os memes podem não somente satisfazer o que se postula nos documentos norteadores de ensino, mas também as necessidades sociocomunicativas de alunos inseridos na cultura digital. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53622 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Yhann Gabriel Simões Silva.pdf | 700,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons